A ALCOESTE HISTORICO PRODUTOS PRODUCAO DE  ETANOL SUSTENTABILIDADE PERGUNTAS FREQUENTES VENHA PARA A ALCOESTE NOTÍCIAS CONTATO
 
 

Sustentabilidade
Responsabilidade Ambiental

Auto sustentabilidade em energia elétrica

A Alcoeste possui um moderno sistema de produção de etanol, que vem sendo aprimorado a cada ano que passa. Seja através do contínuo melhoramento de seus processos, investimentos em tecnologia, capacitação de mão-de-obra, planejamento estratégico e visão ecológica.

Com o intuito de aproveitar todos os derivados da cana-de-açúcar, a Alcoeste utiliza seu bagaço para produzir energia elétrica.

O bagaço da cana-de-açúcar é queimado nas caldeiras, gerando vapor d'água que é conduzido até uma turbina que transforma energia térmica em energia mecânica, que por sua vez é transformada em energia elétrica através de geradores elétricos. Esta energia elétrica é distribuída e utilizada em todas as dependências da empresa. A energia elétrica gerada é novamente transformada em energia mecânica através de motores elétricos.

Desta forma pode-se afirmar que a energia produzida pela Alcoeste é uma “energia limpa”, por ser gerada através de biomassa (bagaço da cana-de-açúcar). Atualmente o consumo de energia da empresa é de 3.200 kilowatts/hora. Na última década, houve muitas melhorias no setor elétrico da empresa, através de automação, eletrônica de potência e investimento em tecnologia de ponta.

Durante o período de safra os maquinários da Alcoeste funcionam 24 horas/dia e são utilizadas 16 toneladas de bagaço/hora para produzir a energia necessária, que daria para abastecer uma cidade de aproximadamente 15 mil habitantes.

Alcoeste é precursora na autossuficiência de energia elétrica Com vocação para a preservação do meio ambiente, muito antes dos termos responsabilidade social e ambiental virarem modismo, a Alcoeste foi uma das primeiras destilarias de álcool do Brasil a adquirir tecnologia para produzir sua própria energia elétrica sem agredir o meio ambiente.

Em 1991 a destilaria adquiriu o primeiro grande gerador de energia fabricado pela WEG, o de número 0001, com a capacidade para gerar 3 mil kilowatts/hora. Atualmente uma foto deste gerador faz parte do acervo do museu da WEG, que fica em Jaguará do Sul/SC.

Alcoeste é precursora na autossuficiência de energia elétrica

Com vocação para a preservação do meio ambiente, muito antes dos termos responsabilidade social e ambiental virarem modismo, a Alcoeste foi uma das primeiras destilarias de álcool do Brasil a adquirir tecnologia para produzir sua própria energia elétrica sem agredir o meio ambiente.

Em 1991 a destilaria adquiriu o primeiro grande gerador de energia fabricado pela WEG, o de número 0001, com a capacidade para gerar 3 mil kilowatts/hora. Atualmente uma foto deste gerador faz parte do acervo do museu da WEG, que fica em Jaraguá do Sul/SC.

 
 
 Voltar  Topo  Imprimir
 
   
   
              Desenvolvimento: AgênciaOC